Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO

Semeando Capacidades apresenta documento com diretrizes para pesquisas em agroecologia na Colômbia e no Brasil

Os resultados são um importante insumo para contribuir com o fortalecimento dos processos de pesquisa e inovação.

Bogotá, 8 de julho de 2021 - No dia 7 de julho, o projeto Semeando Capacidades realizou o evento virtual ´Apresentação de resultados: diretrizes para a pesquisa em agroecologia na Colômbia e no Brasil '. Participaram da atividade representantes de instituições governamentais, centros de pesquisa, organizações sociais e de produtores, organizações não governamentais, academia, entre outros. Um dos eixos de atuação do projeto é a elaboração de diretrizes para pesquisas em agroecologia, considerando os conhecimentos oriundos dos produtores tradicionais da Agricultura Camponesa Familiar e Comunitária (ACFCA). Tanto o documento de diretrizes quanto a agenda de pesquisa em agroecologia na Colômbia, bem como outros produtos, podem ser encontrados no boletim temático aqui. Gravação do evento aqui

O projeto Semeando Capacidades é uma iniciativa de cooperação sul-sul trilateral realizada na Colômbia e no Brasil, de forma conjunta pela Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE), os ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) do Brasil  e Agricultura e Desenvolvimento Rural (MADR) da Colômbia e Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO). Esta iniciativa integra as ações do projeto regional América Latina e Caribe sem Fome 2025, do Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO. 

Joaquín Salgado, em representação do MADR, apresentou os principais aspectos gerais do projeto e seus componentes: extensão agropecuária; agroecologia; mercados diferenciados; sistemas de informação. Salgado disse que os resultados apresentados no componente de pesquisa agroecológica do projeto servirão de subsídio para fortalecer os processos de pesquisa e inovação sobre o tema nos dois países parceiros: Colômbia e Brasil. 

Já o coordenador do projeto Semeando Capacidades, Camilo Ardila Galvis, apresentou as recomendações para a investigação e ianovação em agroecologia em nível internacional. O coordenador destacou as recomendações adotadas pelo Comitê de Segurança Alimentar Mundial, em 2021, sobre políticas relacionadas à agroecologia e outras abordagens inovadoras para a sustentabilidade da agricultura e dos sistemas alimentares que melhoram a segurança alimentar e nutricional. Uma das recomendações é reforçar a investigação, a inovação, a formação e promover a criação conjunta e o intercâmbio de conhecimentos. 

Agenda e diretrizes de pesquisa em agroecologia

María Nancy Valderrama, da Corporação Colombiana de Pesquisa Agropecuária (Agrosavia) da Colômbia, apresentou a agenda agroecológica I + D + i do país, que visa fornecer subsídios para a atualização do Plano Estratégico de Ciência, Tecnologia e Inovação (PECTIA) a partir da perspectiva da pesquisa, do desenvolvimento tecnológico e da inovação; além de servir de referência para os governos nacionais e locais na formulação de seus planos e programas de desenvolvimento e inovação rural com enfoque agroecológico. Segundo Valderrama, foram identificadas 674 demandas de pesquisas agroecológicas no país, em 29 departamentos. Destas, 365 propostas de agroecologia foram tematicamente codificadas em 50 linhas. A partir desse trabalho, foram estabelecidas sete linhas de I + D + i em agroecologia em Colômbia. 

Catherine Rivera, especialista em Agroecologia do escritório da FAO Colômbia, apresentou as diretrizes para a pesquisa agroecológica na Colômbia e no Brasil, um dos documentos gerados pelo projeto Semeando Capacidades. Essas diretrizes podem servir de marco referencial para a construção de estratégias, planos e/ou programas conjuntos de pesquisa sobre o tema e sobre sistemas agroalimentares sustentáveis ​​para os dois países. Da mesma forma, servirá como um importante insumo e para promover o desenvolvimento de pesquisas conjuntas Colômbia-Brasil destinadas a fortalecer a inovação rural com enfoque agroecológico. 

Rodada de comentários com especialistas

Durante o evento, foi realizada uma rodada de comentários com a participação de especialistas do Brasil e da Colômbia. Para Álvaro Acevedo Osorio, professor da Universidade Nacional da Colômbia, a agroecologia é muito importante como um instrumento de busca da paz na Colômbia. Ele também destacou a relevância que tem os conhecimentos tradicionais na agroecologia. Já a professora Antonia Ivanilce Castro da Silva, da Universidade Federal do Amazonas, apontou a importância da adaptação das ferramentas de agroecologia à realidade local das comunidades. Por sua vez, José Antonio Azevedo Espíndola, pesquisador da Embrapa, destacou a troca de experiências e conhecimentos gerados entre os dois países, por meio do projeto Semeando Capacidades. 

No encerramento da atividade, Ronaldo Ferraz, coordenador do projeto regional Iniciativa América Latina e Caribe sem Fome, disse que os resultados apresentados neste evento certamente contribuirão para o fortalecimento do processo de pesquisa em inovação no Brasil e na Colômbia, por meio de contribuições significativas. Caroline Smid, analista de projetos da ABC/MRE destacou que esses eventos são muito enriquecedores e produtivos pelos diálogos que geram e o aprofundamentos dos conteúdos, e que promovem a troca de experiências entre os dois países e entre instituições como a Embrapa, do Brasil, e Agrosavia, da Colômbia.