Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO

Semeando Capacidades realizou oficina para identificar oportunidades do enfoque agroecológico para políticas públicas na Colômbia

O objetivo foi esclarecer conceitos e abordagens relacionadas à agroecologia com atores do governo colombiano relacionados ao setor agrícola. Autoridades brasileiras também participaram.

Bogotá, 02 de setembro de 2021 - No âmbito do projeto de cooperação sul-sul trilateral Semeando Capacidades, diversos atores do governo do setor agrícola colombiano, entidades como o Ministério do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (MADS), o Departamento de Planejamento Nacional (DNP), a Unidade de Planejamento Agropecuário Rural (UPRA), a Agência de Desenvolvimento Rural (ADR), o Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural da Colômbia (MADR) e a Corporação Colombiana de Pesquisa Agropecuária (AGROSAVIA), entre outros, participaram da oficina: Oportunidades do enfoque agroecologia nas políticas públicas na Colômbia. O encontro visava fortalecer a apropriação dos resultados obtidos no tema de agroecologia e obter um insumo construído de forma conjunta a partir da cooperação sul-sul trilateral, sobre possíveis ações para o avanço da agroecologia a partir de políticas e programas públicos. 

A oficina foi promovida conjuntamente pela Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil (MAPA), Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural da Colômbia (MADR) e o Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), parceiras nesta iniciativa. O projeto Semeando Capacidades, iniciado em 2019, integra as ações do projeto regional América Latina e Caribe sem Fome 2025. 

Resultados da agroecologia: semeando capacidades

Durante a atividade, foram apresentados os principais resultados do projeto Semeando Capacidades em termos de agroecologia, incluindo a cartilha 'Sistemas Territoriais de Inovação Agropecuária: experiências na Colômbia', o documento 'Proposta de diretrizes de políticas públicas para a agroecologia na Colômbia', a documento que apresenta nove experiências de transição agroecológica na Colômbia, bem como a cartilha 'Práticas e experiências de transição agroecológica', entre outras. 

Esse material, assim como podcasts e vídeos, podem ser consultados nas newsletters virtuais desenvolvidas pela projeto sobre temas como extensão e inovação; pesquisa em agroecologia e agroecologia. 

Diálogos de grupo

Os participantes foram divididos em três grupos de trabalho onde relataram as ações que sua organização está desenvolvendo atualmente relacionadas à agroecologia e propuseram novas ações a serem realizadas a partir de suas dependências ou equipes de trabalho. 

Em termos gerais, constatou-se que embora o MADR e o ADR tenham estabelecido a componente ambiental como critério nos projetos que são desenvolvidos, ela não é específica para critérios agroecológicos, portanto, é identificada como uma oportunidade para ser incluída no futuro. Em relação às novas ações, foram identificados o fortalecimento dos processos de comercialização e da componente ambiental nos projetos que são desenvolvidos. 

Da mesma forma, o DNP destacou o seu atual papel de acompanhamento nos diversos instrumentos de política pública, no âmbito da formulação e implementação. Por outro lado, a AGROSAVIA fez menção aos projetos que atualmente estão a ser desenvolvidos sob o enfoque agroecológico e relacionados com a adaptação às alterações climáticas. Diante das novas ações, destacam-se o desenvolvimento de tecnologias adaptadas localmente e o fortalecimento dos processos de agregação de valor. 

Juntos e como reflexão final da atividade, destacou-se a necessidade de articulação de ações entre entidades e diferentes atores, para que seja abordada multidimensionalidade dos processos de transição agroecológica, que demandam conhecimentos e recursos de curto, médio e longo prazo. Além disso, foi ressaltada a necessidade de continuar a conscientizar a população sobre a proteção e o uso sustentável dos recursos naturais, onde a agroecologia é uma ferramenta fundamental. 

O projeto

O projeto Semeando Capacidades é implementado em conjunto pelos governos do Brasil, da Colômbia e a FAO e está dividido em quatro componentes: extensão agrícola, agroecologia, mercados diferenciados e sistemas de informação. O objetivo é fortalecer políticas e instrumentos que promovam a rentabilidade e sustentabilidade do campo colombiano, com especial ênfase na produção da agricultura familiar com enfoque agroecológico, sendo um importante instrumento de apoio ao desenvolvimento rural do país rumo à transformação econômica, social e política.