Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO

Delegação do Brasil chega à Colômbia em missão internacional para encerramento do projeto Semeando Capacidades

A pandemia não interrompeu esta iniciativa de cooperação que desenvolveu 17 documentos técnicos, promoveu 45 espaços de intercâmbio com mais de 850 atores e de 6000 participantes diretos.

Bogotá, 29 de novembro de 2021 - Como parte da estratégia de encerramento do projeto Semeando Capacidades, a Colômbia receberá a missão técnica internacional do Brasil de intercâmbio, onde serão socializados os produtos produzidos pelo projeto, serão promovidas oficinas virtuais de intercâmbio e se realizará um evento de encerramento para apresentar novidades relacionadas com cursos de formação e um repositório web com diversos conteúdos que são fruto do projeto. Na semana passada, a visita técnica foi no Brasil, com uma delegação de representantes da Colômbia, como parte inicial do encerramento do projeto. 

A delegação que representa o Governo brasileiro chegará a Bogotá para desenvolver uma agenda técnica, de 30 de novembro a 3 de dezembro, que visa, além de continuar a fortalecer a troca de conhecimentos, iniciar diálogos para fortalecer a cooperação sul-sul entre países e trilateral sul-sul com a FAO em questões de agricultura familiar. 

A missão conta com representantes da Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil (MAPA) - parceiros em conjunto com o Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural da Colômbia (MADR) e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) na execução do projeto Semeando Capacidades; e que integra as ações do projeto regional América Latina e Caribe sem Fome 2025. Integram também a delegação brasileira representando a Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (ASBRAER), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (EMATER-MG) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA). 

Cronograma

A delegação brasileira iniciará sua jornada de trabalho com a reunião de abertura da missão internacional no Palácio San Carlos da Chancelaria da Colômbia. Além disso, durante dois dias, o grupo participará de três oficinas temáticas sobre: ​​políticas diferenciais para a agricultura familiar; compras públicas da agricultura familiar: desafios na Colômbia; e a última oficina, sobre pesquisa em agroecologia e agricultura familiar. 

Da mesma forma, a delegação terá a oportunidade de visitar a Asociación Rede Agroecológica Campesina (ARAC), em La Pradera, Subachoque, para ouvir os produtores sobre suas experiências na produção agroecológica, bem como visitar três hortas e um curto ciclo de comercialização, em um ponto de venda direto em Subachoque. 

Evento de encerramento

No dia 2 de dezembro, às 8h Colômbia/10h Brasil, o projeto realizará seu evento de encerramento com o objetivo de apresentar seus principais resultados e produtos, e divulgar as novidades relacionadas a dois cursos que serão realizados como desdobramento do projeto e um repositório web, com diversos conteúdos gerados ao longo de dois anos. Se você tem interesse em participar deste espaço, cadastre-se clicando aqui

Semeando Capacidades e experiências entre Brasil e Colômbia 

O projeto Semeando Capacidades, iniciado em 2019, realizou uma série de atividades para fortalecer políticas e instrumentos que promovam a rentabilidade e sustentabilidade do campo colombiano, com especial ênfase na produção da agricultura familiar com enfoque agroecológico, sendo um importante instrumento de apoio para o desenvolvimento rural do país rumo à transformação econômica, social e política.