Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO

Dia Mundial do Algodão: celebrar o papel do algodão no desenvolvimento global ao mesmo tempo em que clama por uma agricultura mais sustentável

O Sr. QU Dongyu, Diretor-Geral da FAO, pede uma ação valente para transformar o setor de algodão.

Roma, 7 de outubro de 2022 - Por ocasião do Dia Mundial do Algodão, o Sr. QU Dongyu, Diretor Geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), destacou hoje que a inovação é essencial para o cultivo sustentável do algodão. 

No evento global organizado pela FAO para comemorar o Dia Mundial do Algodão, ele sublinhou a necessidade de transformar o setor para torná-lo mais eficiente, inclusivo, resiliente e sustentável. 

Estima-se que 100 milhões de agricultores familiares em 80 países dependem diretamente da indústria do algodão e as mulheres desempenham um papel fundamental nesta cadeia de valor. O setor apoia as economias de muitos países emergentes e de baixa renda. A produção mundial de algodão é estimada em US$ 50 bilhões e o comércio mundial é de US$ 20 bilhões. 

No entanto, nos últimos anos, o setor enfrentou inúmeros desafios. As mudanças climáticas, pragas e doenças, a pandemia do COVID-19 e a desaceleração econômica global em curso prejudicaram a indústria do algodão. A volatilidade dos preços de mercado afetou seriamente o setor, que também deve competir com o setor de fibras sintéticas. 

“Devemos agir de forma diferente, adotando abordagens inovadoras para melhorar a contribuição do algodão para o bem-estar humano”, disse o Diretor-Geral da FAO. 

O Sr. Ali Djadda Kampard, Ministro do Comércio e Indústria da República do Chade, fez o discurso introdutório. 

Seguiu-se uma mensagem em vídeo do Sr. Marcos Montes Cordeiro, Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil. 

Os líderes da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) e Centro de Comércio Internacional (ITC) fizeram declarações em vídeo. 

Altos funcionários da Organização Mundial do Comércio (OMC) e do Comitê Consultivo Internacional do Algodão (ICAC) também falaram no evento. 

As discussões se concentraram em como a inovação e a tecnologia podem gerar soluções para os desafios do setor, ao mesmo tempo em que promovem a sustentabilidade na cadeia de valor do algodão e criam novas oportunidades de mercado para os cotonicultores, principalmente para os pequenos agricultores. 

Papel do algodão no desenvolvimento socioeconômico

"Em média, uma única tonelada de algodão gera emprego durante todo o ano para cinco pessoas, muitas vezes em algumas das regiões mais pobres", disse o diretor-geral da FAO. 

“Para milhões de pequenos produtores e suas comunidades, é um meio de subsistência que garante suas necessidades em termos de segurança alimentar e nutricional”, acrescentou. 

O Diretor-Geral destacou os problemas enfrentados pelos agricultores - como acesso limitado a tecnologias, serviços de apoio insuficientes, falta de investimento e esgotamento dos recursos naturais - que dificultam o cultivo do algodão de maneira intensiva em água. Também instou os tomadores de decisão a formularem políticas inclusivas que encorajem melhor o cultivo e promovam o emprego decente no setor algodoeiro. 

O Dia Mundial do Algodão foi celebrado por iniciativa dos quatro maiores produtores de algodão de África, nomeadamente Benin, Burkina Faso, Chade e Mali. Em agosto de 2021, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o dia 7 de outubro como o Dia Mundial do Algodão.