Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO

Duas iniciativas da Cooperação Brasil-FAO se destacam como experiências inspiradoras

Escolas Sustentáveis e Lazos ​​fazem parte da publicação da FAO sobre histórias de sucesso e boas práticas na região para a transformação dos sistemas agroalimentares.

Brasília, 14 de fevereiro de 2023. A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) lançou uma publicação que reúne 18 experiências inspiradoras que participaram da 1ª Feira FAO Transforma, realizada virtualmente em junho de 2022. Entre elas,  foram destacadas duas iniciativas do Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO: Escolas Sustentáveis e Lazos.

A metodologia Escolas Sustentáveis ​​foi criada há 10 anos pelo projeto de alimentação escolar, uma iniciativa de cooperação trilateral Sul-Sul realizada pela Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE), pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação do Ministério da Educação (FNDE/MEC) e pela FAO. Essa metodologia já foi implementada em 13 países da região, beneficiando diretamente mais de 1.650.000 estudantes.

Por sua vez, a iniciativa Lazos busca conectar os atores do setor algodoeiro latino-americano em 7 países por meio de comunidades virtuais para a troca de conhecimentos, boas práticas e informações para a gestão do conhecimento. É promovida pelo projeto +Algodón, realizado há mais de uma década pela ABC/MRE, FAO e sete países parceiros: Argentina, Bolívia, Colômbia, Equador, Haiti, Paraguai e Peru.

As 18 iniciativas inspiradoras apresentadas na publicação foram organizadas em torno das quatro melhorias que orientam o trabalho da FAO: melhor produção, melhor nutrição, melhor meio ambiente e melhor vida. Uma quinta categoria foi adicionada para aquelas experiências vinculadas a ações para melhorar o apoio institucional. Destas iniciativas, 16 são de caráter nacional, abrangendo 12 países, enquanto as duas restantes são regionais, e foram apresentadas tanto por funcionários da FAO quanto por parceiros e beneficiários.

Acesse a publicação: 

https://www.fao.org/3/cc3837es/cc3837es.pdf