Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO

Escolas Sustentáveis

Nos últimos anos (2012-2021), por meio dos projetos de alimentação escolar desenvolvidos pela Cooperação Brasil-FAO, escolas sustentáveis foram implementadas em 13 países, beneficiando diretamente mais de 1.650.000 crianças, localizadas em 536 municípios de 63 departamentos, chegando a 23.385 escolas

A metodologia de Escolas Sustentáveis definida em conjunto com os países busca promover municípios e escolas como referência para a implementação do PAE sustentável, com cobertura universal (a todos os estudantes), baseada na experiência concreta e prática de construção de conhecimentos e aprendizagem sobre a política de AE e educação alimentar e nutricional para promover hábitos alimentares saudáveis. Uma atividade a ser desenvolvida por diferentes setores do governo até o escalamento a nível nacional.

A iniciativa busca gerar aprendizado e boas práticas na política de alimentação escolar, onde são desenvolvidos pelo menos seis componentes: 

  • Articulação intersetorial;
  • Participação da comunidade;
  • Adoção de menus adequados e saudáveis;
  • Ações de educação alimentar e nutricional;
  • Melhoria da infraestrutura;
  • Compras da agricultura familiar para geração de renda e desenvolvimento das economias locais.

A implementação dessa metodologia baseou-se na premissa de que as escolas são espaços privilegiados para a convergência comunitária, e que o desenvolvimento social e econômico de um povo está associado à inclusão educacional. Portanto, as escolas constituem um ambiente propício para superar a pobreza, promover a SAN e a saúde e, como tal, deve ser referência, não só para a educação, mas também do PAE de qualidade e sustentável.

Para isso, juntamente com os governos nacionais de cada país e dos municípios, algumas escolas foram indicadas para serem experiências concretas e práticas de construção de conhecimento e aprendizagem dos atores dos diversos níveis, como professores, diretores escolares, agricultores, pais, nutricionistas. E especialmente para ser uma tarefa desenvolvida em conjunto com os ministérios da educação, saúde e agricultura.

É uma atividade criada para unir os diferentes setores do governo no nível horizontal, e também promover o trabalho articulado com as esferas departamentais e municipais. Para isso, foram criados e implementados seis componentes de ES, a fim de permitir que atores dos diversos níveis, como professores, diretores escolares, agricultores, pais, mães, nutricionistas conheçam os desafios, mecanismos de superações e potencialidades do PAE.

Escolas Sustentáveis - Orientações conceituais e metodológicas

Componentes para implantação

Coordenação intersetorial e interinstitucional

Esse componente envolve articulação intersetorial e interstitucional entre todas as políticas públicas relacionadas à alimentação escolar, como as políticas de educação, saúde, desenvolvimento social e econômico, bem como políticas de agricultura, principalmente aquelas relacionadas à AF.

Participação social e cidadã

O envolvimento de famílias, estudantes, diretores, professores e atores locais é considerado essencial. Essa participação constitui uma base sólida de sustentabilidade das ações que são executadas nas escolas e é um eixo transversal em todo o processo de constituição do PAE sustentável.

Educação alimentar e nutricional e hortas escolares pedagógicas

É importante ressaltar que, além do nutricionista, diversos profissionais podem (e devem) desenvolver a EAN. Nas escolas, com o apoio de nutricionistas, a EAN deve ser integrada ao currículo escolar, continuamente, através das diversas disciplinas. Essa ação deve ser realizada de forma vinculada ao mundo real dos estudantes, com o objetivo de incentivar a exploração, o pensamento crítico e criativo sobre os diferentes temas relacionados à alimentação e nutrição, alimentação escolar, a SAN, as culturas alimentares e o meio ambiente.

Melhoria da infraestrutura escolar

Este componente representa o esforço de investimento em infraestrutura e equipamentos adequados para o armazenamento, preparação e consumo de alimentos, especialmente cozinhas, porões e cantinas, com o objetivo de garantir condições adequadas, tanto para a equipe da cozinha, quanto para os estudantes, que devem ter ambientes agradáveis para se alimentar, o que contribuirá para fortalecer comportamentos alimentares saudáveis.

Adoção de menus adequados e saudáveis de acordo com a cultura local

A escola é um dos ambientes mais importantes para a promoção da saúde e de práticas saudáveis de alimentação e de vida. Nesse ambiente, os estudantes têm a oportunidade de refletir, discutir, aprender e vivenciar na prática questões relacionadas à saúde e alimentação, através da própria alimentação oferecida e das ações de EAN.

A metodologia da ES baseia-se nos fundamentos amplamente reconhecidos de que hábitos alimentares saudáveis e uma boa nutrição na infância promovem bom crescimento e desenvolvimento, aprendizagem, saúde e redução de riscos de doenças crônicas ao longo da vida.

Compras públicas da agricultura familiar

A partir do menu indicado pelos nutricionistas, será buscado a aquisição de alimentos de produtores locais da agricultura familiar para garantir a diversidade e o respeito à cultura alimentar. Isso torna a alimentação escolar um mercado muito relevante para os agricultores familiares do entorno. Além disso, essas compras são organizadas com a participação da comunidade e promovem o desenvolvimento da economia e a qualidade de vida local. Dessa forma, espera-se gerar uma diversificação da dieta dos estudantes a partir do consumo de alimentos frescos, saudáveis e locais na alimentação escolar.

Conquistas da metodologia de escolas sustentáveis

a) A mudança de paradigma na alimentação escolar que as ES têm promovido;

b) Os conceitos inicialmente adotados e os que foram construídos e reconstruídos com os países em torno da implementação dessa metodologia, que têm sido referência para muitos outros projetos dos países e da FAO;

c) A prática concreta de um PAE sustentável que essa metodologia possibilita oferecer a muitos governos nacionais, departamentais, municipais, comunidade escolar e, principalmente, aos estudantes;

d) Os diversos e valiosos documentos criados para síntese e relatório em torno dessa metodologia;

e) O impacto na elaboração e aprovação das leis de alimentação escolar recentemente aprovadas; e

f) Acima de tudo, a melhoria da qualidade dos PAE em muitos países, a partir do conhecimento construído com base nos milhares de Escolas Sustentáveis implementadas na região.

Alguns dos aprendizados a partir da implementação

  • As estratégias para superar a pobreza devem ser baseadas no desenvolvimento territorial, com o envolvimento da comunidade local.
  • A alimentação escolar, como política catalisadora de dinâmicas locais e de ações colaborativas, tem promovido a organização territorial.
  • As políticas de segurança alimentar e nutricional têm sido impulsionadas por debates em torno de programas de alimentação escolar, considerando seu escopo e sistemática.
  • A organização dos comitês locais é essencial para o desenvolvimento de qualquer política, incluindo a da alimentação escolar.
  • A sustentabilidade das políticas sociais está ligada à gestão conjunta dos diversos atores governamentais.
  • O desenvolvimento de pilotos em conjunto com o governo, considerando a realidade local, gera a replicação de modelos e expansão da política em nível local e nacional.
  • A oferta de alimentos locais na alimentação escolar tem sido muito útil como um processo de aprendizagem gradual para os diversos atores envolvidos no processo de compras diretas de produtos de agricultores locais.
  • A educação alimentar e nutricional é uma forma de enfrentar os indicadores de obesidade e desnutrição que tem movimentado políticas em diversas áreas, especialmente saúde e desenvolvimento social.