Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO

Rede de Alimentação Escolar Sustentável (RAES)

A Rede de Alimentação Escolar Sustentável (RAES) é uma ferramenta de Cooperação Internacional desenvolvida pelo Governo do Brasil, por meio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC/MRE) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC), com o apoio do Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), por meio do projeto Consolidação dos Programas de Alimentação Escolar na América Latina e Caribe.

A RAES foi uma resposta dessas instituições brasileiras à Década de Ação pela Nutrição das Nações Unidas (2016-2025), promulgada pela Assembleia Geral da ONU em 2016 após as recomendações da II Conferência Internacional de Nutrição, em Roma, em 2014. A Década registra o empenho dos líderes mundiais em estabelecer políticas nacionais voltadas à erradicação da fome e da desnutrição, buscando a transformação dos sistemas alimentares em prol de dietas nutritivas e acesso a alimentos saudáveis ​​para todas as pessoas.

A Rede busca apoiar os países da América Latina e do Caribe na implementação e reformulação de seus programas de alimentação escolar, sob o princípio do direito humano à alimentação adequada. Isso significa fornecer a todos os estudantes uma alimentação saudável, adequada, saborosa e de acordo com a cultura local, em espaços adequados, associada a ações de educação alimentar e nutricional.

A criação da Rede levou em conta a vasta experiência brasileira acumulada em  alimentação escolar ao longo de mais de 66 anos. O programa se caracteriza por sua ampla abrangência, beneficiando, diária e universalmente, 41 milhões de alunos. A Rede também considerou a experiência brasileira de cooperação internacional desenvolvida desde 2009 em conjunto com a FAO.

Desde 2018, a RAES tem se esforçado para promover o diálogo, desenvolver capacidades e intercambiar experiências e informações, com o objetivo de consolidar os programas de alimentação escolar na região da América Latina e Caribe e favorecer o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).